A verdade sobre o Sequeiro.

IMERSÕES EM CULTURAS E CONTEXTOS PARA CENE AGROPECUÁRIA

Você está em O que fez - Cene

Compartilhe

A Cene Agropecuária está situada em Juazeiro-BA e percebeu o potencial da região em rebanho de caprinos e ovinos – a área detém cerca de 90% de todo o rebanho nacional. Com o objetivo visionário de produzir a carne vermelha mais saudável da atualidade (carne de caprino) e se aliando aos produtores já existentes nas redondezas, a Cene se estabeleceu na região do Salitre, numa área de 120 hectares, perto de uma area de transposição do São Francisco operada pela CODEVASF.

Cene (2013)

Serviços Imersão e Análise
Branding
Posiconamento
Identidade Visual

Time

O Desafio

Escutar e entender as pessoas envolvidas e o contexto local da região do Sequeiro em Petrolina e Juazeiro, buscando desenvolver uma parceria que visasse a criação e compra de animais para produção e
comercialização de carne.

Desenvolver a comunicação e identidade visual do projeto, focando em elementos da cultura e contexto local.

O Processo

Dividimos nosso foco em quatro blocos

  • Imersão em Petrolina e Juazeiro

    Fomos conhecer in loco o contexto e as culturas locais. Conversamos e convivemos com pequenos criadores, açougueiros, chefs, técnicos agropecuários, donos de frigoríficos, açougues e consumidores finais.

  • Panorama Real

    Montamos um cenário geral das situações, comportamentos e condições da região. Ao mesmo tempo, já desenvolvendo possíveis medidas de entrada da CENE como parceira de criação e produção.

  • Realidade Pessoal

    Conhecemos alguns criadores locais e tradicionais da região, o que nos possibilitou a visita e convivência por dois dias dentro da casa de Juraci, produtor local, acompanhando e ajudando na sua rotina diária.

  • Verdade Local

    Aos poucos, fomos quebrando preconceitos sobre aquelas pessoas, suas aspirações, medos e motivações, o que nos permitiu gerar insights baseados na verdadeira realidade daquele contexto.

O Resultado

Esses insights nos ajudaram à gerar ideias para os diversos processos onde a Cene se via inserida, desde uma orientação na criação eficiente de animais para produção de carne de qualidade até um modelo de negócio mais colaborativo e ações de relacionamento baseada em permutas que afetavam minimamente a rotina dos pequenos produtores.

Guia de relacionamento

Montamos um guia indicando os pontos de contato mais sensíveis e de possíveis ações de relacionamento e medidas viáveis de médio e longo prazo, que estimulassem a formação de parcerias humanas e a produção de carne de qualidade.

Identidade Visual

Com isso, a Cene segue construindo sua estrutura na região de Salitre, Juazeiro – BA, agora munida de conhecimento das culturas e contexto local além dos principais pontos e medidas para um relacionamento eficiente com os produtores e outros envolvidos. Tudo isso para um negócio mais justo, firme e lucrativo.

mais trabalhos