Trazer de volta o que se perdeu.

IDENTIDADE VISUAL E CORPORATIVA PARA UDON COZINHA ORIENTAL

Você está em O que fez - Udon

Compartilhe

Alguns amigos amantes de comida japonesa estavam insatisfeitos com o atendimento que recebiam quando iam à rodízios. Além disso, achavam que a tradição da culinária japonesa tinha se perdido. Viram aí uma oportunidade de negócio, juntaram com a vontade de empreender e voilá.

Udon (2014)

Serviços Identidade Visual
Design de Serviço
Design Gráfico

Time

O Desafio

Participamos de todo o processo desde a escolha do nome do restaurante. Fomos responsáveis pela criação de toda a identidade visual do Udon, onde buscamos transmitir a ideia da tradição oriental
com a modernidade japonesa.

Fomos buscar entender como as pessoas vêem a culinária e a cultura japonesa. Para isso, conversamos com brasileiros e japoneses que já moraram - ou ainda moram no Japão - para entender as diferenças entre esses países tão distintos. Buscamos entender como os japoneses se relacionam com a comida para então trazer alguns desses
costumes para o Udon.

O Processo

Dividimos nosso foco em dois blocos

  • Gosto do Japão

    Através de conversas com entusiastas da cozinha oriental, especialistas, sushimans e alguns japoneses, buscamos entender qual a impressão geral dessas pessoas sobre essa culinária e suas tradições.

  • Cultura japonesa

    Imergimos na cultura japonesa e buscamos nos munir principalmente dos costumes de sua culinária, sempre buscando uma maneira de traduzir a razão das peculiaridades nas refeições.

O Resultado

Além conseguir chegar à uma identidade visual que unisse a tradição da cultura japonesa à modernidade pretendida pelos sócios, houve o alinhamento de uma proposta de valor clara e objetiva, para diferenciar o Udon dos demais restaurantes do mesmo segmento. Essa proposta de valor gerou um Design de Serviço cujo foco é trazer um pouco da experiência japonesa para o Brasil.

Identidade Visual

A logo UDON é uma representação simples e eficiente de sua pedra angular: o udon. Ele é prático, solene e atual. É de fácil memorização pois está contido de um elemento chave, o ícone central da figura que remete à uma vasilha com udon e à semântica japonesa. Ao mesmo tempo, é universal e atemporal, ou seja, fortifica a missão de mostrar a cultura japonesa sem negar a cultura regional.

  • Arredondamos as bordas para remeter ao macarrão, além de conseguir uma forma mais moderna e menos dura.

  • DA MESMA FORMA, ELIMINAMOS AS DIAGONAIS, SUBSTITUINDO-AS POR CURVAS MAIS FLUIDAS > REMETE AO MACARRÃO.

  • ALÉM DE SER A LETRA “O" EM “UDON”, O ÍCONE REMETE TAMBÉM À UM MACARRÃO NO RECIPIENTE, OU A UMA FORMA MAIS SUBJETIVA DO SUSHI

mais trabalhos